Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Raças - Scottish Fold

Scottish Fold

Origem: Escócia

Esperança de Vida: 12 - 14 anos

Classificação: Pêlo Curto

Peso: 2 - 6Kg

Tamanho: Médio

 

Tipo de Pêlo
Nos animais de pêlo curto, o manto tem um comprimento uniforme, denso, sedoso, macio e com uma textura leve, que pode variar de acordo com as regiões onde vive e com o clima em que está inserido. Nos animais de pêlo longo, o manto é mais denso na face e no corpo, sendo também aceite uma pelagem mais curta nas pernas e face. A cauda tem a forma de pluma, com tufos de pêlo nos dedos e nas orelhas.
Temperamento
É um animal muito dócil e a companhia ideal para pessoas de todas as idades. Geralmente convive muito bem com outros animais de estimação, incluindo cães. Adaptam-se a vida familiar de uma forma muito fácil. É um gato elegante, que dificilmente passa sem ser percebido, já que a sua aparência é totalmente fora do comum. Muitas pessoas apelidam o Scottish Fold de “ursinho de peluche”, ou “Coruja”, justamente pelo formato incomum das suas orelhas.

No surgimento da raça, quando quase ninguém conhecia a raça e as suas origens, pensava-se que a forma da sua orelha poderia provocar infecções, ou mesmo que os animais poderiam ficar surdos. Felizmente, todas essas suspeitas acabaram por tornar-se infundadas. A sobrevivência desta raça só foi possível graças ao cruzamento com gatos Pêlo-Curto Americanos e Pêlo-Curto Ingleses.

Os Scottish Fold envelhecem de uma maneira muito suave, podendo viver até 19 anos, sendo que alguns gatos de exposição, passaram mais de 10 anos nas lides de competição.
História
A particularidade desta raça, assim como nos Curl Americanos, é que têm as orelhas dobradas sobre o crânio, o que dá aos gatos um charme e uma beleza únicos.

William Ross, um pastor da zona de Coupar Angus, na Escócia descobriu em 1951 uma gata, de nome Susie, em uma fazenda próxima, que tinha as orelhas curvadas sobre a cabeça. Ross pediu para ficar com uma das crias, uma gata branca de pêlo curto que foi chamada de Snooks. A partir daí, Ross usou Snooks para dar origem a esta raça que tantos corações conquistou na América e em todo o mundo, o Scottish Fold.

Os gatos desta raça podem ter as orelhas dobradas ou orelhas normais. Os animais que têm a orelha dobrada são portadores de um gene dominante incompleto, resultado de uma mutação genética espontânea. As crias nascem com as orelhas normais e só depois de três a quatro semanas é que elas adquirem a curvatura, ou não.

Só os animais com as orelhas dobradas é que podem participar de competições, por isso e como nem todas as crias têm essa característica, às vezes é difícil para os criadores atender à procura de gatos desta raça.
Recentemente, Norton, um Scottish Fold esteve nas páginas da People’s Magazine, quando o seu dono, Peter Gathiers, escreveu dois livros sobre as viagens que fez com seu gato pela Europa( “O gato que foi para Paris”, e “O gato no estrangeiro”).
Descrição
O Scottish Fold apresenta uma estrutura óssea mediana, com um dorso arredondado e volumoso, cabeça bem formada e redonda, com queixo e mandíbulas fortes, nariz curto com ligeiro “stop”, e pescoço forte e musculoso. Os olhos são bem grandes, redondos e abertos com uma expressão doce, e geralmente da cor da pelagem. As orelhas do Scottish Fold são sua maior peculiaridade, de maneira que apresentam-se dobradas para a frente e para baixo, como um “boné” . As patas são curtas e robustas, com coxas musculosas e a cauda, em forma de pluma nos animais de pêlo longo deve ser flexível e ter, no mínimo, dois terços do comprimento do corpo.
Variantes
Branco, Azul, Vermelho, Preto, Creme, Chinchila Prateado, Chinchila Dourado, Prateado Fumado, Dourado Fumado, Chinchila Vermelho, Fumado Vermelho, Black Smoke, Blue Smoke, Cameo Smoke, Classic Tabby, Mackerel Tabby, Spotted Tabby, Ticked Tabby, Patched Tabby, Silver Tabby, Blue Silver Tabby, Blue Silver Patched Tabby, Blue Silver, Red Tabby, Brown Tabby, Blue Tabby, Cream Tabby, Cameo Tabby, Tartaruga, Calico, Dilute Calico, Azul-Creme e Bicolor
Fonte: Arca de Noé
publicado por Isabelita às 19:55
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Claudia a 5 de Junho de 2008 às 22:50
Por acaso alguém me sabe dizer se existem criadores desta raça em Portugal? E onde?
É que gostava de adquirir um.

Comentar post

Sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 1 seguidor

Pesquisar

Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivos Recentes

Raças de Gatos

Raças - Tonquinês

Raças - Scottish Fold

Raças - Somali

Raças - Siamês

Raças - Sagrado da Birmân...

Raças - Ragdoll

Raças - Preto Inglês De P...

Raças - Persa

Raças - Pêlo Curto Brasil...

Arquivos

Setembro 2007

tags

todas as tags

Que horas são?

online


Visitas

blogs SAPO