Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Raças - Abissínio

 

Abissínio

Origem: Etiópia

Esperança de Vida: 9 - 15 anos

Classificação: Pêlo Curto

Peso: 4 - 7Kg

Tamanho: Médio

Alimentação: Exigente

 

História
As origens desta raça tornaram-se difíceis de determinar com a passagem do tempo. A sua semelhança com gatos pintados nos túmulos dos templos de Nubia, no Egipto, leva a crer que o Abissínio descenda dos gatos sagrados do antigo Egipto, do qual a Abissínia (antiga Etiópia) é bem próxima. A Inglaterra é considerada o berço da raça, tendo esta resultado do cruzamento entre exemplares trazidos inicialmente da Etiópia em 1868 por soldados Britânicos, com outros gatos Ingleses vermelhos, prata e tigrados. Alguns apreciadores da raça sublinham que é provável que os Romanos tenham importado gatos do Egipto para a Bretanha, tendo sido provavelmente ai, que o gene responsável pelo seu "aspecto egípcio" tenha sido introduzido na população felina local. Esta raça foi oficialmente reconhecida em 1882 na Inglaterra.
Descrição
Cabeça redonda e ligeiramente cuneiforme, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; orelhas grandes e levemente ponteagudas; olhos grandes, amendoados, verdes, cobre ou avelãs; corpo médio e musculoso; cauda grossa na base, comprida e afilada; pernas compridas e esguias.
O pêlo é denso, macio, curto e com duas ou três estrias pretas ou castanho-escuras sobre uma cor base castanho-avermelhada.
Temperamento
Curioso e destemido o Abissinio é um caçador nato, sendo por isso um amante da liberdade. È um animal dócil e inteligente, e embora sendo um pouco tímido inicialmente, com o tempo passará a ser muito afectuoso e amigo.
Variantes
Existem algumas variantes como o ruddy (ocre e preto), sorrel (mistura de vermelho e cor de laranja intenso) e o azul, contudo estas ainda se encontram em fase de aprovação.
Saúde
Escovar o pelo quinzenalmente com escova de cerdas macias, contra e a favor deste. Se for necessário cortar as unhas, faça-o só nas das patas dianteiras (as de trás gastam naturalmente).

Fonte: Arca de Noé
publicado por Isabelita às 15:45
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Racas Gatinhos a 5 de Outubro de 2010 às 21:22
Temos um novo habitante cá em causa... tal e qual este!
É um gato muito bonito!

Comentar post

Sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 1 seguidor

Pesquisar

Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivos Recentes

Raças de Gatos

Raças - Tonquinês

Raças - Scottish Fold

Raças - Somali

Raças - Siamês

Raças - Sagrado da Birmân...

Raças - Ragdoll

Raças - Preto Inglês De P...

Raças - Persa

Raças - Pêlo Curto Brasil...

Arquivos

Setembro 2007

tags

todas as tags

Que horas são?

online


Visitas

blogs SAPO